Family Search
Mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, o Family Search é a maior organização de pesquisa genealógica do mundo. Mantém uma coleção de registros, recursos e serviços gratuitos destinados a ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a história de sua própria família.
No site, você consegue pesquisar documentos digitalizados de diversos eventos, consultar árvore genealógicas feitas por usuários, ter acesso as coleções de registros civis, religiosos, militares e imigratórios de vários países, inclusive Brasil e Itália, os que nos interessam.
Ao entrar no site, primeiro tente escrever o sobrenome do seu antepassado e clique em “pesquisar”. Muitos registros aparecerão, e basta você ir refinando sua pesquisa com as outras informações, como nome dos pais, datas, etc.
Museu da imigração de são paulo
O Museu da Imigração de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.<
É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. Pretende valorizar ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propor ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos, etc.
O site disponibiliza um grande acervo digital no qual você consegue localizar até imagens dos registros de passageiros de cada navio que desembarcou no Brasil. Clicando no link acima, você pode escrever o sobrenome do seu antepassado e aparecerão registros ligados a ele, alguns inclusive contendo a relação de toda a família de determinado “chefe”.
Antenati
O site italiano Antenati é mantido pela Direzione Generali per gli Archivi e mantém a disposição um enorme patrimônio documentário aproximadamente 50 Archivi di Stato da Itália, sendo possível fazer pesquisar anagráficas e genealógicas para quaisquer fins necessários.
São mais de 50 milhões de imagens de registros civis disponíveis, nos quais aparecem os nomes das pessoas e as datas presentes em cada registro.
Se você tiver o sobrenome – ou então o nome completo – e o período aproximado do evento, pode ser uma excelente fonte de pesquisa.
Lista di Leva Militare
Se você sabe ao menos a província de nascimento do antepassado e fundamentalmente ele tem que ser homem e não tenha chegado ao Brasil ainda criança esta é uma boa ferramenta
As listas de “leva militare” contêm as fichas com registros militares de cada homem que serviu ou foi dispensado dos serviços militares na Itália, inclusive aqueles que estavam foram do país.
É possível identificar o nome completo, nome dos pais, data e comune de nascimento ou residência, cor dor olhos, cabelo, altura, etc; ou seja, descobrir praticamente tudo que é necessário para a localização do documento!
Ao clicar na imagem, você será direcionado para um index de todos os Archivi di Stato da Itália. Basta identificar a província desejada e você será direcionado para o respectivo link.
Muitos possuem os registros online, sendo possível visualizar os documentos digitalizados.
Emigrazione Veneta
O site Emigrazione Veneta foi fundado em 2001 na cidade de Padova (Itália), e desde 2015 também com sede no Rio de Janeiro (Brasil), e surgiu com o cunho histórico do êxodo migratório, de modo à numerar quem eram esses italianos e de quais comuni pertenciam, formando um acervo com os dados de milhares de imigrantes venetos que, desde a metade do século 19 até o início do século 20, imigraram no Brasil.
Para consultar os seus arquivos, basta escrever o sobrenome – ou nome completo – do seu antepassado, e abrirá uma série de registros, nos quais é possível também identificar o ano e local da chegada no Brasil.
Nem todos registros aparecem o local de nascimento do antepassado, mas vai que você tá com sorte?
Cognomix
O site Cognomix pode te ajudar, mostrando em que região italiana seu sobrenome é mais comum e isso direcionará as pesquisas do documento dos seus “nonni”
Além de mostrar as regiões onde seu sobrenome existe, ele mostra também a origem do sobrenome, e isso é muito legal
na aba que está escrito “cerca cognome”, você digitará o seu sobrenome, e aparecerá o significado.
Mas com nosso intuito é a pesquisa, vamos lá; para saber suas origens e buscar o documento do seu antenato, para dar entrada na sua cidadania italiana, você vai entrar na guia “mappe dei cognomi” e digitar seu sobrenome, você pode escolher pesquisar em toda a Itália, por região ou província.
Como encontrar isso? Você procura o sobrenome pela Itália, depois clica na região que tem o maior número e depois na província (ou faz a pesquisa direto na província ou região).
Não quer dizer que seu antepassado é daquela região de maior número, mas já te ajuda a ter um norte de onde ele pode ser. Por exemplo, um outro sobrenome de família é Laino, a maior quantidade de Laino é na Calábria, mas meu trisnonno não era calabrês, ele era da região da Basilicata, que é a quarta região com mais Laino na Itália. Portanto, o Cognomix vai te dar um norte para você começar a desvendar suas origens.